top of page

28 lições de vida que eu aprendi em 28 anos.

Meus aniversário são sempre reflexivos para mim. Normalmente criamos um drama por estarmos ficando mais velhos, principalmente quando marcos como os 30, 40, 50... se aproximam.


Por isso, esse ano resolvi parar e refletir se estou vivendo a vida que eu gostaria, ser grato por esse momento e tudo que eu já vivi e analisar algumas coisas que aprendi nessa jornada.


1. Nobody gives a fuck.


Viva a sua vida com o botão do foda-se ligado o tempo todo. Você lembra quem errou o último pênalti do seu time? Não. Com certeza o infeliz não deve ter dormido aquela noite. As pessoas vão te criticar de qualquer forma. E logo em seguida irão esquecer e seguir suas vidas. Se não faz mal a ninguém, faça o que quiser fazer é pare de se importar com o que os outros irão pensar. Seja dono da sua história.


2. Inglês é essencial.


Se você não entendeu a frase acima, infelizmente, você está em desvantagem no mundo. O inglês abre portas e faz com que você tenha acesso a novas experiências, oportunidades e conhecimentos. Eu odiava ir para o inglês na adolescência. Se não fosse pelo meu pai me obrigar, eu não teria vivido e conhecido tantas coisas e pessoas incríveis nesses 27 anos. Valeu, meu véio.


3. Se der medo, vai com medo mesmo.


O medo nos mantém preso. Minha vida até o momento tem sido assim e talvez a sua também. Você já deve ter se pego pensando que não se encontra aonde deseja e que não está utilizando todo o seu potencial. Essa mensagem continua aparecendo todos os dias na sua cabeça e você continua tendo a sensação de que pode fazer diferente e atingir seus sonhos. Essa voz dentro de você é o seu inconsciente se comunicando, lembrando que você tem potencial ilimitado. Eu sei que é uma delícia sentir que você pode fazer qualquer coisa no exato momento em que você está motivado e pensando sobre isso. Mas esse sentimento é passageiro. E junto com ele, sem a ação, o tempo traz angústia e frustração. Não tenhamos medo da incerteza ou do desconhecido. O que vem a seguir é o que transformará completamente sua vida. Não é da nossa escuridão que temos medo e sim da nossa luz. Não se importe em deixar de lado o que é familiar e não funciona mais. Sim, você já sabe de tudo isso. Este é apenas um lembrete. Às vezes eles são importantes. As respostas aparecerão quando corrermos o risco de irmos em direção aos nossos objetivos. Confie no seu instinto. Você não quer continuar o mesmo.


4. Seja um incentivador de pessoas.


O mundo já tem críticos demais. O que mais existe nesse mundo são pessoas para te jogar para baixo. Na moral, se não vai agregar àquela pessoa, não comente. A sua namorada espera o apoio de você, o seu pai espero apoio de você, o seu amigo espera apoio de você. E tudo o que você tem pra dizer é que não irá dar certo ou fazer uma piada sem graça? Pare com isso! Comece a jogar as pessoas e seus sonhos lá pra cima. O universo e elas agradecerão.


5. Na vida você nunca perde. Ou você ganha ou você aprende.


Como diria um dos meus ídolos Michael Jordan: “Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso.” Na vida quanto mais você tenta, se desafia e erra. Mais você aprende e cresce.


6. Não assista televisão, não escute rádio, não leia jornal.


Esses meios de notícias só passam tragédia. Não deixe essa mídia de massa influenciar a sua vida. Eu cresci chegando em casa e ouvindo minha família contar tudo o que aconteceu no Datena. Sinceramente, você irá perder a fé na humanidade. O mundo não é esse horror, assim como não é um conto de fadas. Comece a filtrar o que você consome, não seja alienado e veja o seu dia mudar. 


7. Seja grato todos os dias.


Minha vida começou a mudar quando comecei a escrever todas as noites 10 coisas que eu fui grato no dia e incluir duas coisas que eu sou grato por terem acontecido, mas que ainda não aconteceram. Esse exercício me ajudou a ver que em nossos dias existem infinitas pequenas coisas boas que acontecem e também me ajudou a visualizar com mais clareza as coisas boas que eu quero que aconteçam.


8. Não se preocupe tanto.


Existe sempre varias maneiras de você lidar com as coisas na sua vida, mas se preocupando não é uma delas. Se você pode resolver algo nesse momento, resolva. Se não pode, defina como irá resolver e pronto. Pare de se preocupar tanto, isso não faz bem para a sua vida e te tira de viver o presente.


9. Não seja tão duro consigo mesmo.


Nós somos nossos críticos mais severos. Muitas vezes deixamos coisas passarem despercebidas das outras pessoas, ou concertamos-as ou até mesmo passamos a mão na cabeça. Mas conosco nunca é assim. Nos culpamos e ficamos remoendo aquilo, achando que poderíamos ter feito melhor. Sempre é possível fazer melhor, relaxa. Aprecie o que você fez.


10. Cuide-se com frequência.


Tantos anos de educação e ninguém ensinou a importância do amor próprio. Aprenda a se amar. Tire um tempo para cuidar do seu corpo, da sua mente e da sua alma. Presenteei-se com uma massagem, com um final de semana off ou com o que achar necessário.


11. Aprenda a dizer não.


Eu acredito que se agente soubesse lidar com o tempo da mesma forma que lidamos com o dinheiro, seríamos muito mais felizes. Muitas vezes deixamos de gastar 5 reais em algo que queríamos, mas gastamos 50 minutos fazendo algo para outra pessoa que não irá nos levar a lugar algum. Aprenda a ajudar com sabedoria. E mais importante que isso, aprenda que seu tempo é o seu ativo mais valioso.


12. Ninguém virá até você, você deve ir até eles.


Ninguém tem a obrigação de chamar você para a festa ou o Happy Hour. Você é que tem a obrigação de agitar um e chamar a galera.


13. O poder dos começos imperfeitos.


Quando você tem um objetivo é fácil olhar para alguém que já está fazendo isso e então tentar fazer uma engenharia reversa dessa estratégia. Em alguns casos, isso é realmente útil. Aprender com as experiências de pessoas bem-sucedidas é uma ótima maneira de acelerar sua própria curva de aprendizado. Mas é igualmente importante lembrar que as estratégias que eles utilizam hoje não são as mesmas que usavam quando começaram suas jornadas. Aprender com outros é muito bom e eu faço isso o tempo todo. Pra falar a verdade eu sou campeão em buscar conhecimento, ler, pensar e não executar. E sendo bem sincero, não sei você, mas eu já matei vários sonhos por medo de dar o primeiro passo e achar que não tinha os recursos para começar. Se você olhar para sua referência, é fácil convencer-se de que você precisa comprar coisas novas ou aprender novas habilidades antes de dar o primeiro passo em direção aos seus objetivos. E geralmente, isso não é verdade. Alegar que você precisa “aprender mais” pode ser uma muleta que o impede de avançar sobre as coisas que realmente importam. Um começo imperfeito sempre pode ser melhorado, mas a obsessão por um plano perfeito nunca o levará a lugar nenhum. E você, está esperando o que para dar o primeiro passo? Baby steps e consistência, esse é o segredo.


14. Durma.


Uma das principais fontes de energia nossa é o sono. Foda-se clube das 5 da manhã, foda-se quando eu morrer eu durmo ou qualquer outra frase motivacional. Entenda que cada pessoa tem o seu organismo e que dormir faz parte da sua rotina para recarregar suas energias. Eu por exemplo, se durmo menos que 7h com frequência, fico mal-humorado, com a atenção reduzida e tomo piores decisões. Invista em uma boa cama e travesseiros.


15. A agenda da sociedade não precisa ser a sua agenda.


Fazer faculdade, casar antes dos 30, trabalhar em multinacional. Nada disso precisa ser o seu caminho caso você não queira. E mesmo que você ache que queira. Será que é realmente o que você desejou para você ou é algo que de tanto martelarem na sua cabeça, você absorveu como sua verdade? É difícil, eu sei. Não dá pra fugir 100% da agenda da sociedade. Quem tenta é criticado. Às vezes veladamente. Muitas vezes veladamente, na verdade. O importante é se questionar. Qual é a minha verdade? O que irá me fazer feliz? No final do dia, a sua opinião sobre a sua vida é a mais importante. Tem que ser a mais importante.



16. A sua nova vida te custará a sua antiga.


Para atrair coisas melhores em nossas vidas, precisamos ser melhores. Você não pode continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes. Pare de culpar os outros ou o ambiente em que você está. Claro, esses fatores podem jogar à favor ou contra. Mas não podem determinar até onde você vai. Já tá na hora de você assumir a responsabilidade pela sua realidade. Comece a mudar pequenas coisas. A questionar seus pensamentos, suas palavras e seus comportamentos. Comece a mudar seus hábitos. Comece a queimar a ponte entre quem você é e quem você deseja ser. Será doloroso, mas só assim você conseguirá chegar mais perto dos seus sonhos e objetivos.


17. Pare de ficar triste quando as pessoas não te apoiarem.


Metade delas não apoiam nem os seus próprios sonhos. Nessa vida não tem ninguém contra você, mas também não tem ninguém a seu favor. É seu dever acordar todos os dias, jogar as desculpas fora e ir atrás daquilo que acredita.


18. Give back.


Eu não estaria aqui hoje se não fosse o esforço e a ajuda de inúmeras pessoas. Minha família, amigos, mentores e pessoas aleatórias que surgiram na minha vida, e doaram seu ativo mais precioso que é o tempo para me ajudar. Retribua e sempre que puder ajude as pessoas, essa é a melhor maneira de ser grato.


19. Não espere que a vida seja justa.


Inteligência emocional é fundamental. Sabe aquele famoso discurso do Rock Balboa, não? Veja abaixo. Então é exatamente isso. Você vai apanhar pra caramba na vida e da vida. Mas enquanto você tiver forças pra levantar e continuar andando, nada pode te parar.




20. Aprenda fora da sala de aula.


Conhecimento não se acumula. Se você não praticar o que você aprende você esquece. Pare de comprar cursos online, fazer pós ou qualquer educação formal. Crie um ciclo de aprender e aplicar. Converse com pessoas que já viveram a prática. Vá a eventos independentes. A vida é um eterno aprendizado e quanto mais aprendemos, menos sabemos.


21. Esteja aberto para tentar coisas novas.


A vida muda muito rápido. E só quando olhamos pra trás conseguimos conectar os pontos. Tente coisas novas, você nunca saberá aonde elas poderão te levar.


22. Exercite-se. Mente sã, corpo são.


Nosso corpo é a nossa casa. Aprecie ele. Exercite ele. Não fique horas e horas sentado, vá dar uma caminhada. Não fique mais de 3 dias sem fazer um exercício físico, nem que seja algo leve. Você verá que seus pensamentos ficarão mais claros e o seu estresse diminuirá.


23. Coloque o seu na reta com mais frequência.


Se você entra de corpo mole, as chances de conseguir o que quer são muito baixas. Quando foi a última vez que você disse para o seu chefe: “Deixa que eu faço isso, se não der certo em 90 dias, pode me demitir. Qual foi a última vez que você fez isso?”. Na vida você tem que medir os riscos e entrar all-in nas coisas que acredita.


24. É impossível agradar todo mundo.


Quanto mais você quer agradar a todos, menos você fará coisas importantes para você. Aceite que sempre terão pessoas que não irão gostar.


25. Pare de se comparar e comece a viver a sua própria jornada.


Seu maior competidor é você. Você precisa ignorar o que todo mundo está fazendo, pensando e dizendo. Sua vida é sobre quebrar seus próprios limites. Você não está competindo com ninguém. Planeje superar seu passado, não as outras pessoas.


26. Cuide de quem corre do seu lado e te quer bem.


Nesse mundo você irá conhecer muitas pessoas. Irá receber carinho e boas ações de quem menos espera. E irá ter o seu tapete puxado, também, de quem menos espera. Cuide daqueles poucos e bons que querem o seu bem. Mas não deixe de se entregar, é melhor quebrar a cara, do que viver uma vida sem confiança.


27. Escreva suas metas diariamente.


E não apenas as escreva. Escreva como se já tivesse as alcançado. Não sei se existe alguma comprovação científica, mas isso te ajudará a lembrar o porque você começou e para onde está indo!


28. Sempre entregue mais do que o esperado.


Clichê uma lista de X números passar a contagem e falar isso. Mas é a pura verdade. Sempre entregue mais do que as pessoas querem. Mas não entregue mais de qualquer coisa. Entregue mais daquilo que fará a diferença para elas. Ou você acha que quando você compra um carro e ganha um chaveiro, o chaveiro agrega valor?


29. O melhor ainda está por vir.


Se você não concorda com essa frase, pare e reflita sobre a sua vida. O futuro tem que te motivar, te inspirar, fazer você entrar em movimento. Eu vivo sempre com a crença de que é só o começo e o melhor ainda está por vir.


E pra você, qual foi a lição que aprendeu durante a sua jornada? Não importa quantos anos você tem, o que você gostaria de dizer para a sua versão mais jovem?


Pare só de consumir conteúdo e comece a produzir e contribuir! :)


Comente abaixo o seu #30.

bottom of page